ELETROMANOMETRIA ESOFÁGICA COMPUTADORIZADA
O que é?
A Eletromanometria Esofágica Computadorizada é um exame recomendado para avaliar a função motora do esôfago durante a deglutição. O procedimento é realizado através da introdução de uma sonda flexível pela narina, que ultrapassa o esfíncter esofágico inferior.
Durante o exame não é utilizada nenhuma sedação e sua realização é indicada quando o paciente apresenta dificuldades para engolir (disfagia), em caso de doenças do refluxo gastroesofágico, etc. Um computador interpreta a leitura das pressões identificadas e suas sequências, para que assim, seja possível diagnosticar o resultado mais precisamente através de padrões pré-estabelecidos. A Eletromanometria Esofágica Computadorizada dura em torno de 15 minutos, podendo variar de acordo com a complexidade do caso. O exame deve ser realizado após orientação médica.
Qual o objetivo do exame?
A Eletromanometria Esofágica Computadorizada tem como objetivo proporcionar diagnósticos de:
- Anormalidades musculares;
- Fraquezas no esfíncter esofágico inferior;
- Distúrbios de motilidade primária do esôfago (espasmo difuso do esôfago, esôfago em quebra-esôfago, acalasia e distúrbios inespecíficos da região);
- Doenças sistêmicas associadas a distúrbios de motilidade do esôfago (polimiosite, esclerodermia, dermatomiosite, doença neuromuscular, doença mista do tecido conjuntivo, diabetes mellitus e pseudo-obstrução intestinal);
O exame também pode ser realizado com o intuito de localizar o esfíncter superior do esôfago antes da introdução da sonda de pH em pessoas com alterações anatômicas.
Qual o preparo para o exame?
Para a realização da Eletromanometria Esofágica Computadorizada não é preciso acompanhante, mas é necessário:
- Comparecer a recepção 15 minutos antes do horário agendado para o exame;
- Suspender a medicação de uso para o estômago no mínimo 7 dias antes do exame;
- Que o paciente esteja de jejum de 8h (comida) e 4h (água);
- Trazer carteira do convênio, pedido médico do exame autorizado pelo convênio e cédula de identidade (RG).
[…] Veja também eletromanometria esofágica computadorizada. […]